sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Mitos da Psicologia...


As Psicologias - Pâmela Kzeczik Moraes

            Ouvimos muitas vezes alguns mitos que a psicologia enfrenta perante a sociedade, sendo que muitas pessoas o tem como verdade.
            O primeiro mito é referente a questão de que o Psicólogo adivinha as coisas, como se pudesse descobrir o que as pessoas estão pensando ou descobrir seus segredos. Bom seria se isso fosse possível não é, mas a Psicologia como qualquer outra ciência, estuda o ser humano, utilizando-se de métodos, técnicas, planejamento para daí sim poder intervir através das queixas apresentadas. Então esse mito da psicologia muitas vezes faz com que as pessoas não vão a um consultório, por medo, mas fique tranqüilo, isso não acontecerá. Você como qualquer outro que vai ao psicólogo, só falará o que quiser.
            O segundo mito que é bem freqüente, é  o de pensarmos que o psicólogo ajuda as pessoas a nos conhecer melhor, sendo que o papel da psicologia não é esse e sim de intervir de uma maneira ética, mesmo que o autoconhecimento ocorra durante a sessão, esse não é  foco da Psicologia.
            Muitas vezes ouvimos pessoas falarem que o psicólogo é visto como um amigo, ou conselheiro, que vai dizer o que devo fazer. Mas esse não é o papel do psicólogo, pois sua atuação é feita através de uma intervenção técnica, baseada em conhecimentos científicos, para que através de levantamento de dados obtenha hipóteses diagnósticas. Então, a psicologia é diferente de um amigo, pois sua intervenção é para propiciar saúde ao homem, e nem sempre o profissional fará uma intervenção que o paciente espera ou até mesmo gostaria, mas sim fará o que acredita por conhecimentos científicos que ele precisa para obter um equilíbrio emocional.
            Outro tema bem decorrente é o das pessoas confundirem as práticas do psicólogo e psiquiatra. Primeiramente o que é importante deixar claro é que psicólogo é um profissional formado em Psicologia e o Psiquiatra um médico que fez uma especialização em Psiquiatria. Mesmo que próximos, suas atuações são diferenciadas, no qual ambos buscam pela melhora da saúde emocional, sendo que um não é mais importante que outro, nem que o psiquiatra resolve os problemas mais graves de loucura e o psicólogo os mais leves.
            Uma importante informação referente a finalidade do trabalho do psicólogo é identificar onde e como este profissional pode atuar. Deve-se entender que o psicólogo busca promover a saúde, e que para que isso ocorra, ele está totalmente envolvido com a sociedade e com as condições que a cercam, pois ele trabalha com as pessoas, e elas sempre estão inseridas nesse meio.
            A psicologia tem como objeto de estudo o indivíduo e seu psiquismo, atuando de uma maneira subjetiva para buscar entender as alterações que ele sofre, para que assim possa intervir e promover saúde.
            A atuação do psicólogo pode ser feita em diversas áreas, como Escolas, Hospitais, Empresas, clínicas, entre outras, porém essas diversas áreas iram usar de uma única psicologia, com seus métodos e técnicas voltados para a demanda de cada área. É importante entender esse processo, pois a Psicologia como ciência é única, mas está cada vez mais se ampliando em conhecimento e abordagens, tendo a atuação da psicologia em diversos setores.
            Conclui-se que a Psicologia está com seus campos de atuação cada vez mais amplos, buscando através de estudos ter um conhecimento cada vez mais detalhado de cada área, buscando também conhecimentos de outros cursos para embasar a Psicologia e assim fazer com que sua atuação seja cada vez mais eficaz.
Então, espero que tenha percebido que a Psicologia é uma ciência, e que esta para contribuir com o indivíduo em seu meio social. Sempre estaremos envolvidos com a psicologia, e muitas vezes precisamos dela com suas técnicas para nos orientar.



 Referências

- BOCK, Ana Mercês Bahia, et al. Psicologia- Uma introdução ao estudo de psicologia, Ed.Saraiva, 2001, São Paulo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário